Igualdade de gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas. Para saber mais, fique aqui.

A desigualdade de gênero é uma realidade no mundo. Garantir às mulheres direitos iguais aos recursos , como a terra e a propriedade, são metas vitais para a realização do 5º objetivo de desenvolvimento sustentável, bem como garantir, também, o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva.

Erradicar todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas não é apenas um direito humano básico, mas é crucial para acelerar o desenvolvimento sustentável.  Assim, foi comprovado que a capacitação de mulheres e meninas possui um efeito multiplicador, gerando crescimento e desenvolvimento econômico em toda a sociedade.

Atualmente existe um número maior de mulheres em cargos públicos, porém quando comparado aos homens a diferença entre eles torna-se gritante. No setor privado, as mulheres são minoria e  possuem salários inferiores aos homens no mercado de trabalho. Por isso, incentivar mulheres a ocuparem cargos públicos é uma forma de assegurar o objetivo 5 de desenvolvimento sustentável, que possui 9 metas e 14 indicadores de monitoramento do alcance destas metas.

No Brasil, o desmonte das políticas públicas e a progressiva redução de recursos públicos vêm causando um retrocesso na garantia dos direitos das mulheres. Entre 2014 e 2019, houve uma redução de investimento de 75%  no Programa de Políticas Públicas para Mulheres, conforme aponta o IV Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Esse cenário aproxima o Brasil dos países com baixos índices de investimento público em políticas sociais. Logo, a convivência com o feminicídio e o infantícidio, bem como todas as manifestações de violências de gênero, tem sido uma constante. Por isso a importância de inserir as mulheres nos espaços de representatividade política e econômica, como preconiza a meta 5.5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável que visa “garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.” Nessa direção, faz-se importante empoderar mulheres e meninas e, com isso, garantir o fim da descriminação para todos, todas e todes em todos os lugares até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE PARA MAIS NOVIDADES