Energia Acessível e Limpa

Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e acessível à energia para todos. Para saber mais, fique aqui.

A energia é uma condição importante para a vida das pessoas e impacta diretamente o bem-estar de um país. Quando o país possui energia disponível a um preço justo, tem-, a partir daí, um pré-requisito para o crescimento econômico e a geração de emprego, possibilitando a redução das desigualdades e da pobreza.

A energia limpa e renovável é aquela não proveniente da queima de combustíveis fósseis, tais como a lenha, carvão, querosene. Um fato importante é que o Brasil avançou na implantação de outras energias limpas e renováveis, como a eólica e a biomassa, com cera de 8,5% cada uma e também no uso da energia solar.

No Brasil a matriz energética é predominantemente hídrica, o que vulnerabiliza o país, já que quase 100% da população tem acesso à energia elétrica, pois cria-se uma relação de dependência com o volume das chuvas, além de afetar a biodiversidade e as comunidades próximas das represas.

Diante de uma pandemia na qual o mundo está imerso, nunca foi tão importante falar de energia como agora, uma vez que quase a totalidade dos afazeres no isolamento social, depende do uso de energia. Contudo, respeitar o meio ambiente e atender às necessidades da economia constituem um dos  maiores desafios para o alcance do objetivo de desenvolvimento sustentável de número 7 , cuja transição energética encontra-se focada na substituição de fontes não renováveis e poluidoras para fontes renováveis limpas, no sentido de atender sobretudo países e comunidades mais vulneráveis.

O Brasil é um país com potencial para tornar realidade uma política energética de grandes benefícios sociais e econômicos, que preserve a natureza e contribua com a luta contra o aquecimento global. Assim, é preciso trilhar o caminho na direção da energia barata, acessível, viável, moderna e limpa para todos e todas até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE PARA MAIS NOVIDADES