Ação Contra a Mudança Global do Clima. Para saber mais, fique aqui.

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos*

Caso não ocorra mudanças na relação do homem com a natureza, a temperatura da Terra poderá aquecer mais de 3 graus até o final do século XXI. Isso quer dizer que o aquecimento global é uma condição mundial e vem preocupando as economias nacionais, sobretudo aquelas mais vulneráveis.

Considerando o tripé de sustentabilidade que se baseia nas condições social, ambiental e econômica, as mudanças climáticas pedem soluções urgentes, haja vista o alto nível de comprometimento e impactos no meio ambiente.

O Brasil, historicamente, tem sido uma liderança muito importante na agenda climática internacional, dado o reflexo da adesão a Eco92 e a Rio+20. Essa liderança vem também de seu perfil morfológico no qual habita a Amazônia. Trata-se de um país com uma vantagem comparativa grandiosa tendo muita terra e muita água; porém, está estacionado, nesses últimos tempos, em termos de saber o que é desenvolvimento sustentável na prática e de como se traduz isso dentro das cidades e na política climática.

O país foi muito ativo na transição dos Objetivos do Milênio para os ODS, condição que se reduziu drasticamente nos últimos tempos, apesar de encontrarmos ainda muitas pessoas, na sociedade civil e no empresariado, bastante comprometidas. Esse é, portanto, uma tarefa importante para a inversão do quadro de aquecimento climático no Brasil e no mundo, que busca conscientizar e engajar pessoas numa ação conjunta contra a mudança global do clima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE PARA MAIS NOVIDADES