LOGO NOVA 2

Novas Ideias lança plataforma com foco na participação cidadã, na qualificação e no desenvolvimento local

 

Transformar o mundo a partir das mudanças feitas na sua própria comunidade. É com esse desafio que surge a plataforma Novas Ideias, um espaço de participação política com foco na formação e mobilização social. Atuará através da criação de coletivos temáticos, de apoio a projetos transformadores, da oferta de cursos gratuitos e atividades educativas para jovens e adultos.

“Apostamos no conceito de cidadania ativa, onde todos tenham consciência dos seus direitos e deveres, da importância do serviço público e como ele funciona. Assim, incentivaremos a mobilização em prol de ações e projetos que possam ser desenvolvidas pelos próprios moradores de uma determinada localidade”, explica JORGE LUNA, um dos idealizadores do projeto.

Na prática
Além da Escola da Cidadania, a plataforma vai oferecer suporte para a realização de projetos e mobilizações nos municípios. “Vamos iniciar oferecendo curso para incentivar iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico local. A prioridade é contribuir na criação de Fundos de apoio ao empreendedorismo. O que possibilitará a constituição de dezenas de empresas auto-gestionadas e a geração de muitos de empregos. Ajudamos na criação de associações ou pequenos empreendimentos e buscaremos apoio do poder público para que essas pessoas consigam ter qualificação, comprar máquinas e insumos para produzir e comercializar seus produtos prioritariamente na região onde vivem”, explica.

De acordo com Luna, o desenvolvimento local e a implementação de ações que contribuam na geração de emprego e renda é um dos principais desafios dos municípios, principalmente nos menores. “Muita gente ainda tem a ilusão de que uma grande indústria vai se instalar na cidade e resolver o problema do desemprego. Mas isso é pouco provável. Temos que olhar para as potencialidades que cada localidade possui. Todos os dias as pessoas compram produtos alimentícios, roupas e diversos itens que podem ser produzidos na própria cidade, gerando a riqueza para os próprios moradores. É nisso que temos que focar”, explica.

Ações voltadas para o meio ambiente, cultura, turismo e educação também estão no planejamento da Escola. Como a revitalização de parques, a criação de circuitos turísticos e gastronômicos, a realização de eventos culturais, instalação de bibliotecas e casas de cultura, entre outros projetos que buscam dar mais qualidade de vida para a população.

Escola Novas Ideias
Nossa escola tem duas linhas de formação permanente: uma voltada para lideranças, que vão mobilizar ações transformadoras em suas comunidades e outra para preparação de atuais mandatários ou candidatos a cargos eletivos. “As sociedades mais democráticas são aquelas em que as pessoas têm conhecimento de seus direitos e deveres. Logo, são mais conscientes e participativas. E isso tem impacto direto na qualidade dos políticos e das políticas públicas que são elaboradas e implementadas no país”, afirma Luna.

Agenda 2030
A Plataforma Novas ideias é uma instituição sem fins lucrativos que tem como inspiração a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). São 17 pontos que integram a “Agenda 2030”, a qual o Brasil é signatário. A ideia é desenvolver ações que possam promover o desenvolvimento sustentável, o combate à pobreza e à fome, a redução das desigualdades, a prevenção de doenças, o acesso à educação, o fortalecimento das democracias, entre outros pontos.

Início
A plataforma será lançada e estará no ar a partir do dia 15 de outubro, onde as pessoas já poderão se inscrever para os cursos e se capacitarem para a criação dos coletivos e fundos municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *