Fan e Labmundo Protagonizam Modelo de Formação para Setor Associativista no Brasil

Parceria pretende avançar debate sobre a pauta das novas regulamentações, esclarecer dúvidas e construir um fortalecimento sólido no setor para o futuro.

O Instituto Labmundo sempre acreditou que a transformação social nasce do fortalecimento de redes comprometidas com a colaboração e o desenvolvimento sustentável.

Em parceria com a FAN (Força Associativa Nacional), o Instituto se uniu para consolidar o projeto da Escola de Associativismo. Essa iniciativa tem como objetivo capacitar lideranças associativistas, explorar oportunidades de mercado e fortalecer o papel das associações diante das mudanças regulatórias que desafiam o setor.

Por meio dessa parceria, a Plataforma Novas Ideias se torna um espaço de consolidação do conhecimento e ações práticas reunindo especialistas, metodologias e conteúdos relevantes com o propósito de gerar impacto real e preparar as associações para um futuro de inovação e coletivo.

Contexto nacional: nova regulamentação e orientações para o setor.

No dia 15/01/2025, o Governo Lula sancionou a Lei Complementar de número 213/2025 com um veto, que trata assuntos sobre as Cooperativas de Seguros e de Grupos de Proteção Patrimonial.

A nova lei estabelece regras para as associações, que até então atuavam à margem da legislação e não são obrigadas a constituir provisões ou recolher impostos, além de ampliar a atuação das cooperativas.

A lei pretende ampliar até 15% do mercado brasileiro de seguros, com impacto especial na proteção de automóveis, em destaque para um um aumento nas responsabilidades da Superintendência de Seguros Privados (Susep), e o veto no artigo que criava 26 novos cargos na autarquia.

Socorro mútuo, mobilização e avanços!

O debate no setor associativista e decretado nesta data é fruto de muita mobilização, debates e articulações políticas. Sua consolidação é o resultado de um trabalho coletivo entre entes do setor, envolvendo parlamentares, especialistas e lideranças dedicadas ao socorro mútuo e em assegurar maior segurança às suas redes de associações e associados. Dessa forma, os envolvidos exemplificam ainda mais o trabalho mútuo como grande consolidador de avanços para um futuro amplo.

Oportunidades de mercado: Formação de consultores para associações

Com as novas características da constituição das leis, surgem desafios e dúvidas sobre os próximos passos. O que são administradoras? Quais os direitos e deveres para associados e prestadores? Entre outras inúmeras questões.

Pensando nisso, a Escola de Associativismo está preparando sua trilha de lançamento: “Oportunidades de mercado: Formação de consultores para associações”. Trata-se de uma oportunidade única para fortalecer sua associação com um curso voltado para seus consultores.

O curso contará com 50 horas de formação, organizadas em 5 módulos interconectados, permitindo que você escolha a melhor forma de estruturar seus estudos. Além disso, a modalidade online e assíncrona garante a flexibilidade de estudar quando e onde quiser.  

Conheça a Escola de Associativismo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Este post foi escrito por:

Picture of Victoria Oliveira

Victoria Oliveira

Bacharel em Estudos Literários e com MBA em Ciência e Análise de Dados pela USP. De Homero aos dashboards, transita entre mundos com a mesma paixão por organização, gerenciando projetos com a precisão de um soneto e a eficiência de um algoritmo.

Sobre mim